Verdades do Salmo 23
No domingo dia 10 de Abril o Pr. Marcelo Saraiva de volta a Ribeirão depois de um período ensinando no Rhema em Brasilia.
Ministrou sobre as verdades do salmo 23. De maneira simples e poderosa destacou como Deus olha para nós. Confira um pouco da ministração:
Samos 23:1-6
O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.
Embora esse Salmo tenha sido escrito na antiga aliança, nós encontramos verdades que se aplicam as realidades em que vivemos. Sabemos que muitos dos Salmos são “Messiânicos” isto é falam da vinda do Messias e dos benefícios de sua vinda.
Muitos cristãos têm um pensamento equivocado sobre Deus, eles pensam que Deus é o nosso problema. Porém quando entendemos o caráter de Deus, sabemos que Ele deseja suprir todas as nossas necessidades.
A Bíblia diz: “... nada me faltará...”; Esse é o Seu desejo para seus filhos.
O verso dois diz que Ele nos faz repousar em pastos verdejantes. Existem ensinamentos anti-Bíblicos que falam que Deus vai nos colocar nos “desertos da vida”. Deus vai “peneirar” ou nos colocar na “fornalha de aflição”.
Tudo isso são ensinamentos de pessoas que não conhecem o caráter de Deus, o próprio Senhor Jesus disse:
Mateus 7:11
Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
Jesus disse que o Pai dará boas coisas aos que lhe pedirem. O Pai dará o que tem no céu “Boas coisas”.
O verso três diz: “refrigera-me a alma...”.
... Guia-me pelas veredas da justiça...
Em Romanos 8:14 fala: Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Todos os filhos de Deus podem ser guiados pelo Seu Espírito, é nosso direito de filho.
O livro de Atos dos Apóstolos capitulo 27 nos mostra um naufrágio que Paulo e outras pessoas sofreram. Mas o interessante é que o desejo de Deus era evitar tanto o acidente como danos e perdas, o texto diz:
Atos 27:21 RC
Havendo já muito que se não comia, então, Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Fora, na verdade, razoável, ó varões, ter-me ouvido a mim e não partir de Creta, e assim evitariam este incômodo e esta perdição.
Quem é guiado evita danos e perdas, quem obedece às direções do Espírito evita prejuízo em sua vida. O desejo do Pai é proteger e guardar seus filhos advertindo de perigos futuros.
O verso quatro “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”.
Esse texto fala de uma suposição e não de uma afirmação “... ainda que...”. O salmista não está dizendo ‘Tu andarás pelo vale... ’, não existe essa promessa.
Não temos que andar, não planejamos andar, mas SE andarmos pelo vale da sombra da morte não temeremos pois Deus está conosco para nos tirar de lá.
O verso cinco fala: Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
Já somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
O verso seis:
“... e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre”.
Quando o salmista falou isso, naquela época (aliança) ele não era templo do Espírito Santo, de fato na antiga aliança para um homem ter contato com a presença de Deus ele teria que comparecer ao Santo dos Santos e somente o sumo sacerdote poderia fazer isso. Na nova aliança todos somos templo do Espírito de Deus.
Em Cristo somos abençoados, benditos, temos paz, somos protegidos, supridos, somos justos.
0 comentários:
Postar um comentário