Tema: Praticantes da Palavra
Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.
Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo,
como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.
Hebreus 2:1-4
O desejo de Deus é que nos apeguemos com maior firmeza.
A Bíblia está dizendo que nós temos que prestar mais atenção as verdades ouvidas para que em momento algum nos desviemos delas.
Precisamos entender que se há uma advertência é porque há o perigo de acontecer. É como as placas de trânsito que nos sinalizam dos perigos, pois se há placas é porque há perigos na estrada.
Então é possível um cristão se desviar das verdades, quando não empreende uma diligência necessária na vida, quando não se mantêm “apegado” as verdades ouvidas.
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente,
como não será de maior glória o ministério do Espírito!
Porque, se o ministério da condenação foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça.
2 Coríntios 3:7-9
Um Testamento Superior
Paulo está falando da importância do ministério do Espírito e justiça que é superior ao ministério da morte e condenação.
Antigo Testamento
Morte
Condenação
Novo Testamento
Espírito
Justiça
Claro que o Antigo Testamento tem a sua importância e valor, mais se compararmos com o Novo Testamento veremos que o Novo é superior, pois fala de fatos superiores.
A verdade é que vivemos em uma Aliança Superior baseada em superiores promessas, por isso devemos nos firmar, apegar mais diligentemente a esses fatos para que jamais sejamos abalados.
Praticantes da Palavra
Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.
Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;
pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.
Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.
Tiago 1:19-25
É possível ser um ótimo ouvinte e péssimo praticante.
Há uma clara advertência para sermos ouvintes praticantes, pois é possível ser um ouvinte da Palavra e não praticá-la e consequentemente não usufruindo das bênçãos de Deus.
Todo praticante é um bom ouvinte, pois se está praticando é porque a Palavra está no coração.
Uma pessoa bem sucedida é uma pessoa que ouviu a Palavra de Deus, meditou e praticou e se praticou colheu muitos frutos.
0 comentários:
Postar um comentário